PALAVRA NA PAUTA

Escrever é muito mais que usar as letras do alfabeto.
Escrever é criar, é transmitir pensamentos, é divulgar momentos, é expressar talento, é deixar na história o sentimento.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Infância=Fantasia

No ano de 2005 foi lançado um filme inspirado na obra de C. S. Lewis, As Crônicas de Nárnia: o guarda-roupa, a feiticeira e o leão, onde conta a história de um mundo de fábulas, histórias e invenções. O filme conta que três irmãos brincando de se esconder para fugir do marasmo conhecem um mundo dentro do guarda-roupa através da irmã caçula que é a primeira a invadir o mundo mágico de Nárnia, com faunos e animais falantes. Os irmãos fazem parte de uma profecia para salvar Nárnia dos domínios da feiticeira.
Essa história me lembra realmente as imaginações da infância. Brincar de esconde-esconde dentro dos armários, construir cidades com livros e usar embalagens como personagens da história (eu e meus irmãos fazíamos isso), vestir roupas dos pais, imaginar que somos cantores ou dançarinos fazendo grandes shows, e tantas outros meios de fantasiar e se divertir.
Imaginar, fantasiar faz parte da infância. O mundo imaginário propicia o apreço pela literatura, onde se descobre e conhece novos mundos e estimula a criatividade. Tolher a fantasia na infância é podar um desenvolvimento futuro do exercício mental.
Segundo André Augusto Passari, autor do livro “Fragmentos do tempo”, uma criança que brinca e fantasia bastante provavelmente será um adulto saudável emocionalmente. A brincadeira infantil faz parte da construção psíquica do ser humano, do desenvolvimento da subjetividade, da descoberta de si, do poder de criatividade. Tudo isso é essencial para que o adulto seja capaz de suportar melhor as angústias e frustrações da realidade, podendo se refugiar nos sonhos, os quais lhe dão conforto e sentido para a vida.
            A era em que nós vivemos mostra outra realidade. A infância tem sido roubada por um mundo de tecnologias, por um mundo de medo da violência urbana, por um mundo que estimula precocemente hábitos adultos.
A facilidade de dar computadores, celulares ou vídeo-games aos filhos deixa para trás as brincadeiras ao ar livre entre pais e filhos.
O essencial é que cada um viva a sua fase. Criança deve ser tratada como criança e assim cada faixa etária que se seguir. O essencial na infância é sonhar, fantasiar e brincar.
O escritor ainda afirma: “Se a infância estiver perdida, a humanidade não terá mais solução