PALAVRA NA PAUTA

Escrever é muito mais que usar as letras do alfabeto.
Escrever é criar, é transmitir pensamentos, é divulgar momentos, é expressar talento, é deixar na história o sentimento.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

UM TEMPO PARA A SAÚDE

SAUDÁVEL, segundo o dicionário Houaiss, quer dizer tudo que traz benefícios à saúde. Agora pense: o que você tem feito para cuidar da sua saúde? Como estão os seus hábitos alimentares? Quais exercícios físicos você tem praticado?
            Nossos dias não têm cooperado com a vida saudável. Tempo corrido, apertado, condições econômicas não favoráveis e com isso falta de motivação.
É importante reconhecer que mudar hábitos e reorganizar a rotina exige dedicação e disciplina. Só depende de você.
            A Universidade Federal de Campinas organizou um “tripé” para uma vida saudável: Exercícios regulares, Alimentação equilibrada e Preparo psicológico.
            O primeiro passo na busca pela qualidade de vida é a prática de atividade física. O começo pode ser tranqüilo, mas o que vai dificultar é a busca pela regularidade. “Sem regularidade não acontecem as adaptações fisiológicas ao treinamento”, informa o professor de educação física Robson de Lima, é o chamado “princípio da continuidade”. Mas antes de começar a atividade, é preciso procurar um médico e estar sob a orientação de um profissional de educação física qualificado. O médico irá indicar o melhor exercício para praticar e o professor ira auxiliar nos exercícios que devem ter intensidade.
            Obter vida saudável requer disciplina alimentar. Em primeiro lugar é preciso estabelecer horários certos para as refeições e não deixar espaços grandes entre elas e consumir até seis refeições por dia, três completas e entre elas lanches leves. É o que diz a nutricionista Michele: “Se a gente fica muito tempo sem se alimentar, o organismo enxerga como uma agressão, com isso o metabolismo fica lento e retém as energias, ou seja, não queima as calorias e na próxima refeição a gente tende a comer mais do que o necessário fazendo o organismo absorver mais e ficando difícil de controlar”.  Em segundo lugar é importante montar uma refeição equilibrada, como a Pirâmide Alimentar mostra: equilíbrio e variedade. O prato ideal deve conter carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas, minerais e gorduras leves, ou as gorduras poli-saturadas, como azeite. As gorduras trans e saturadas devem ser reduzidas da alimentação evitando o leite integral e os queijos amarelos, que elevam o teor de colesterol no organismo. “Um alimento só não tem todos os nutrientes. Por isso é preciso consumir todos os grupos alimentares para que tenha a quantidade certa dos macros quanto dos micro-nutrientes”, acrescenta a nutricionista. Vale lembrar que a alimentação equilibrada, sem excesso de açúcares e gorduras evita doenças como as cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade entre outras.  
            “Pensar na mudança de hábitos, sobretudo, os alimentares exige que novas experiências sejam realizadas. Estas novas experiências nos obrigam a uma nova aprendizagem e, por isso, provoca em cada um de nós uma elevada dose de ansiedade”, declara o psicólogo e sociólogo Sérgio Brasil. “Será que vai dar certo?”, você pode se perguntar. É preciso se preparar seguindo alguns passos: respondendo a si mesmo, como devo lidar com o novo? Que frustrações podem decorrer do insucesso? Como conter minhas ansiedades e gerenciar os resultados?  Tudo isso implica uma certa "estabilidade" emocional e uma certa disposição para lidar com o insucesso. Não é nada grave, porém para todo um conjunto de novas ações, novas atitudes devem ser administradas no sentido de poder enfrentar a situação sem ficar sobre o domínio intenso de ansiedades.
Mudanças de atitudes podem gerar emoções diferentes, pois as pessoas são diferentes, diz o psicólogo. É necessário que sejam definidas metas e etapas particulares a serem alcançadas; ordená-las em grau de dificuldade emocional; definir cada “vitória” como “combustível” emocional contra as frustrações dando ânimo para continuar e avaliar cada insucesso diagnosticando os “deslizes”. Ao decidir mudar os hábitos alimentares a procura por uma ajuda psicológica, além do endocrinologista e nutricionista, deve ser feita. “O diagnóstico psicológico permitirá ao aprendiz conhecer suas tensões iniciais, seus medos e inseguranças frente a novos desafios e se está preparado ou não para lidar com ansiedades. Não se esqueça: toda mudança de comportamento impõe sempre um novo processo de aprendizagem e de que todo o novo é potencialmente fonte de medos e ansiedades”, lembra Sérgio Brasil.
 Saiba que os resultados não surgirão em curto prazo, mas eles certamente serão vistos no aumento da resistência a doenças, na melhora no desempenho físico e na redução do estresse. O importante é dar o passo inicial.





Nenhum comentário:

Postar um comentário