PALAVRA NA PAUTA

Escrever é muito mais que usar as letras do alfabeto.
Escrever é criar, é transmitir pensamentos, é divulgar momentos, é expressar talento, é deixar na história o sentimento.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

NO EXTREMO DAS ESTAÇÕES

Quem não parou pra pensar por que o calor tem sido demais ou a ter conhecimento de notícias sobre o frio intenso na Europa e nos Estados Unidos não se perguntou o que tem acontecido?
Nessa matéria que é a primeira de uma série de matérias sobre as causas das mudanças climáticas vamos refletir sobre o que podemos fazer para enfrentar essa crise e até mesmo ajudar a salvar o nosso planeta.
Ficamos assustados ao nos depararmos com os termômetros marcando cerca de 42º no dia 16 de fevereiro deste ano, no Rio de Janeiro. A cidade de São Paulo também chegou a marcar 34º e Belo Horizonte 32,6º, fazendo com que esse dia fosse considerado o dia mais quente do ano, segundo o Clima Tempo.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) considerou o dia 23 de fevereiro como uma ameaça para a saúde. O céu aberto e sem nuvens trouxe uma  forte radiação solar em todas as capitais brasileiras, inclusive Brasília. O índice de raios ultravioletas (UV), foi 14, um número que representa perigo máximo.
O Rio de Janeiro está entre os lugares mais quentes do mundo. No dia 10 de fevereiro de 2010 foi registrada a segunda maior sensação térmica do planeta, só perdendo para Gana, na África. A onda de calor também atingiu o Paraguai, onde pelo menos 30 mortes foram computadas e a maioria era de idosos.
Mas não foi só o calor que deu as caras no planeta. O inverno na Europa e Estados Unidos foi ao extremo.  Na Europa as temperaturas atingiram 20º negativos em dezembro de 2009, levando à morte 80 pessoas. O acúmulo de neve chegou a 50 centímetros levando ao caos o sistema de transportes. Os trens foram os mais afetados. Com o gelo nos trilhos acidentes aconteceram e houve paralisação nas ferrovias.
Nas últimas semanas a Rússia tem sofrido com as queimadas por causa da maior temperatura medida no país. Se no inverno  o frio chegou a -26º, o verão tem alcançado 39º. Enquanto isso o Paquistão está com grande parte de seu território alagada.
O InstitutoNacional de Metereologia nos Estados Unidos divulgou que o acúmulo de neve atingiu cerca de 60 centímetros no nordeste do país em fevereiro do ano corrente. A violenta tempestade de neve também atingiu Nova York paralisando empresas, escolas e transportes.
Essas mudanças climáticas que temos acompanhando acontecem principalmente por causa da mão do homem, que têm sido provocadas desde a Revolução Industrial, no século dezoito, momento que aumentou a poluição do ar. Desde a industrialização os seres humanos têm injetado quantidade cada vez maiores de Dióxido de Carbono (CO2) na atmosfera. O IPCC -  Painel Intergovernamental para a Mudança Climática, em sua avaliação mais recente, diz que a temperatura da Terra subiu 0,74º  entre 1906 e 2005 a previsão é que continuará subindo o que elevará os níveis dos mares, aumento dos "eventos extremos", como ondas de calor, furacões e grandes tempestades, além de extinção de espécies. Cientistas do IPCC no último relatório em 2007 afirmam com 90% de certeza, que os homens são os responsáveis pelo aquecimento global. Para garantir a qualidade de vida atual, a temperatura média do planeta não deve ultrapassar 2º C. No Brasil há impactos significativos em vários lugares como na Amazônia, no nordeste semi-árido e nos litorais. Na passagem do ano e em abril as chuvas causaram deslizamentos e mortes e na semana passada o tempo seco causou queimadas em vários Estados.Mas, é possível salvar o planeta se a humanidade reduzir de 50% a 85% as emissões de CO2 até a metade do século.
A maior fonte brasileira de emissões de gases do efeito estufa é o desmatamento. Mesmo com o esforço político de combater esse problema, a taxa de desmatamento na Amazônia cresceu 3,8% entre 2007 e 2008.
Inverno rigoroso e calor intenso são a prova que as mudanças climáticas são fenômenos causados pela humanidade.

3 comentários:

  1. Oi, filha! Tô aqui,ó...fui a 1ª,não poderia ser diferente,né?
    Muito bom acompanhar estes textos e ficar por dentro de assuntos que têm despertado o interesse de muitas pessoas. Eu,particularmente, gosto muito.
    Serve como uma boa pesquisa para estudantes
    É isso ai,vá em frente...vá atrás dos seus sonhos e nos deixe caminhar contigo através das palavras.
    Bjs,sua fã nº 1!

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus! Como é bom encontrar pessoas que utilizam a internet para falar da palavra de Deus! Encontrei "por acaso" este blog e sua matéria me chamou muito a atenção, pois o tema também me interessa. Procuro estar atento aos acontecimentos e busco uma base bíblica para a explicação às pessoas a perceberem o peso da palavra de Deus. Intrigado com a passagem em Ap. 8.7 quanto ao possibilidade do cumprimento no sentido literal, com base nas suas informações e em recente dados do INPE, informava que em torno de 70% do território brasileiro está sujeito a incendio, conclui que pode haver este cumprimento profético literalmente. Que Cristo continue inspirando a senhora a contextualizar a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nanda! Muito boa sua matéria sobre a questão climática! Só uma dica: coloque marcadores em suas postagens para facilitar a inclusão automática de seus textos nos sites de busca. Por exemplo, no caso deste texto, os marcadores podem ser "aquecimento global", "controle climático", etc. Um beijo e até dezembro!

    ResponderExcluir