PALAVRA NA PAUTA

Escrever é muito mais que usar as letras do alfabeto.
Escrever é criar, é transmitir pensamentos, é divulgar momentos, é expressar talento, é deixar na história o sentimento.

segunda-feira, 20 de maio de 2019

PROGRAMA DIA DAS MÃES


Essa programação eu escrevi e utilizei em 2018, no colégio. Foi muito legal. Com teatro e coral. No final, uma mulher vestida de Mulher Maravilha sai de uma caixa de presente.

MAMÃE MARAVILHA


- CRIANÇA 1- (está sentada olhando para o nada, com cara de quem está pensando)
-CRIANÇA 2 – Oi! (o colega não dá atenção) OIIIII! (grita na frente do colega e abana a mão na frente do rosto do colega)
- CRIANÇA 1 – Hã?! Ah, oi! Não te vi aí
- CRIANÇA 2 – Claro, parece que está no mundo da lua. O que aconteceu?!
- CRIANÇA 1- Estou pensando...
- CRIANÇA 2 – Hum. Pensando o quê?! Tanta coisa pra fazer, ficar aí pensando. Você já viu o novo vídeo do Felipe Sobrinho?!
-CRIANÇA 1 – Não! Tenho coisa mais importante pra ver.
-CRIANÇA 2 – Tipo o quê?!
- CRIANÇA 1 – Tipo, trabalho de casa. Tenho que fazer uma redação sobre minha mãe!
- CRIANÇA 2 – Isso é muito fácil!
- CRIANÇA 1 – É, eu sei, mas é que é tanta coisa pra falar...
- CRIANÇA 2 – Vem ver esse vídeo novo, é muito legal.
- CRIANÇA 1 – Não dá pra ver vídeo, tenho que fazer a redação...
- CRIANÇA 2 – Esse vídeo tem tudo a ver com seu trabalho, fica calma...
- CRIANÇA 1 –Isso é verdade! Mas não é só no dia das mães que a gente tem que lembrar dela, porque ela é demais! Tem muita coisa pra falar da minha mãe, ela não se cansa e ainda diz que não preciso dar nada no dia das mães, porque já sou o presente.
- CRIANÇA 2 – Ah, nessa eu não caio, não! Eu tenho certeza que a MAMÃE É O  PRESENTE! (Fala como se estivesse cochichando) Mas ela gosta de ganhar presente também! (SAEM RINDO)


NARRAÇÃO OCULTA - Minha mãe merece o melhor presente do mundo! E eu quero dar pra ela algo muito especial... Algo que fará o coração dela muito feliz... Nesse presente vai ter obediência, Amor, vai ter Verdade também... Ah também não pode faltar Amizade e Confiança!!!
- O que será esse presente?! 1-2-3... Já!!! SOU EU MAMÃE!!!
MÚSICA DAS CRIANÇAS PEQUENAS – VOCÊ, MAMÃE
Você que já me amava

Bem antes de eu nascer
E sempre me ninava  
Pra eu adormecer
Você é o presente que Deus me deu
Aceite esse presente meu

Você de mim cuidava
Até o sol se pôr
E ao me deitar orava
Com todo o seu amor
Você é o presente que Deus me deu
Aceite esse presente meu

Você que é tão querida
E me ama tanto assim
E em toda a sua vida
Vai se lembrar de mim
Você é o presente que Deus me deu
Aceite o meu presente: Eu!!! 


- AO FINAL DA MÚSICA LEVANTAR A FRASE -  MÃE PRESENTE – 

- CRIANÇA 1 – Eu queria lembrar como era dentro da barriga da minha mãe...
- CRIANÇA 2 – Não exagera, cara! Deve ser nojento, dentro de um líquido esquisito, sem poder se mexer direito... Eu não queria, não!
- CRIANÇA 1 – Mas o bom é que poderia ficar o tempo todo ouvindo o som do coração da minha mãe, batendo com ansiedade esperando a minha chegada...
- CRIANÇA 2 – Ai, você tá louco, dá pra ouvir o coração da mãe fora da barriga, quando ela abraça a gente bem apertado, dá aquele colinho cheio de mimo.
- CRIANÇA 1 – É mesmo, aquela fase de bebê, é tudo de bom! A gente chora, faz beicinho e lá vem a MAMÃE COM O CORAÇÃO CHEIO DE AMOR!

3) DANÇA DAS CRIANÇAS BABY COM AS MAMÃES –

Quando eu tava na barriga
Ouvia sempre um som
"Tum tum tum" batia forte
Era seu 💖
Ao dar meus primeiros passos
Com medo de cair
Me envolveu no seu abraço
Era seu 💖
Eu já sonhava em ter você perto de mim
E vir ao mundo num amor que não tem fim
Faz "tum tum tum"
Meu coração juntinho ao seu
Eu vejo o mundo pela luz dos olhos seus
Vem cá sentir meu 💖
Que o "tum tum tum batendo junto
É uma canção
Se me encontro no vazio
Sem uma direção
Logo encontro um caminho
Sigo seu 💖

-  FRASE - MÃE AMOR 


- CRIANÇA 1 – É incrível mesmo, o quanto as mães são demais! Elas fazem de tudo para ver os filhos felizes!
- CRIANÇA 2 – Ela é muito especial, não tem como não agradecer por tudo o que ela faz.
- CRIANÇA 1 -Ah, mãe é tudo de bom!
- CRIANÇA 1 – Eu estou pensando aqui... Mesmo antes de saber falar direito, de saber ler, a gente já perturba a mãe, né?
- CRIANÇA 2 – Ela é a única que queremos pertinho de nós. Porque chamamos o tempo todo, elas devem ficar enjoadas!
- CRIANÇA 1 – Isso é verdade, MAMÃE, que palavrinha DOCE!

- MÚSICA DAS CRIANÇAS  – MAMÃE, NOME DOCE

Mamãe, mamãe, como é bom poder chamar
Mamãe, mamãe, nome doce de falar

Nome doce como o mel
Nome que veio do céu
Só o santo amor de Deus
Se compara ao teu mamãe
Se és culta ou leiga
Sabes cuidar de um filho teu

Mamãe, mamãe, como é bom poder chamar
Mamãe, mamãe, nome doce de falar

Mãe, você é meu espelho
Sem você eu não me vejo
Meu amor por ti é eterno
Quero te agradecer
O que vou fazer se um dia te perder,
Mamãe!

- FRASE - MÃE DOCE 

- CRIANÇA 1 – Meu coração está batendo até forte de emoção!
- CRIANÇA 2 – Só de pensar em tudo o que a mãe faz pela gente, eu fico zonzo. Algumas carregam 9 meses na barriga, outras geram no coração depois de tanta dor, alimentam, vivem 24 horas no dia pela gente...
- CRIANÇA 1 - Ufa. Sem a mãe a gente não é nada, porque MAMÃE É GENIAL!

- MÚSICA - TUM TUM TUM TUM CORAÇÃO TÁ BATENDO

TUM tum TUM Tum, Coração está Batendo
TUM tum TUM Tum, Ele bate até mais forte
TUM tum TUM Tum,
Hoje é um dia especial
Mamãe você é mesmo genial. Eu te amo.
MA mãe Ma mãe, Aceite hoje o meu carinho
MA mãe Ma mãe, Aceite hoje o meu beijinho
SMACK smack SMACK smack,
Quero que você seja feliz
Você é tudo o que eu sempre quis
Trago hoje como gratidão
Você está aqui no meu coração
TUM tum TUM Tum, Coração está Batendo
TUM tum TUM Tum, Ele bate até mais forte
TUM tum TUM Tum,
Hoje é um dia especial
Mamãe você é mesmo genial. Eu te amo.

- FRASE - MÃE GENIAL 

- CRIANÇA 1 – Mesmo as mães sendo diferentes, elas são iguais, né?
- CRIANÇA 2 – Não entendi. Diferentes e iguais?
- CRIANÇA 1 – Sim, a minha mãe não trabalha fora de casa, já a sua mãe trabalha. A minha mãe é alta, a sua é baixa, elas são diferentes...
-CRIANÇA 2 – Ah, entendi. Mas elas são iguais como mãe. Ensinam, puxam a orelha, querem nos ver bem, nos protegem, mas cada uma do seu jeitinho.
- CRIANÇA 1 – Eu amo a minha mãe, do jeitinho que ela é, e mesmo sendo diferentes, as MAMÃES SÃO INTELIGENTES!

MÚSICA - MÃE EU AMO VOCÊ

Hoje é um dia especial
O que eu sinto eu vou dizer pra você.

Mãe eu quero te dizer: Amo você, amo você
Cuida de mim e quer me ver crescer
Se fico triste, vai entender
Está por perto para me ensinar
E se eu cair vai me ajudar
Me faz rir e me dá segurança,
isso é tão bom pois sou criança
E esse abraço quero sempre ter
Com muito amor, eu e você

Algumas mães saem para trabalhar
E outras gostam de escalar
Tem mães que amam cozinhar
Outras sabem consertar
Tem mães que adoram ver filmes
Outras amam jogar
Umas menores, outras maiores
São todas bem diferentes,
eu gosto da minha do jeito que ela é


Mãe eu quero te dizer: Amo você, amo você
Cuida de mim e quer me ver crescer
Se fico triste, vai entender
Está por perto para me ensinar
E se eu cair vai me ajudar
Me faz rir e me dá segurança,
isso é tão bom pois sou criança
E esse abraço quero sempre ter
Com muito amor, eu e você
É muito amor, eu e você!

- FRASE - MÃE INTELIGENTE 


- CRIANÇA 1 – Chega de pensar! Já estou pronto.
- CRIANÇA 2 – Ah, que bom! Achei que fosse pensar mais. E o que está esperando?!
- CRIANÇA 1 – Tá legal, estou indo escrever minha redação.

 - CORAL DOS PEQUENOS -
 - MAMÃE –

Mamãe Mãe sou grata por tudo que fez por mim
Cada gesto de carinho que recebi
Nunca vou esquecer.
Como eu amo você.
Muitas alegrias nós iremos viver
Mamãe que Deus abençoe sua vida
És a rosa mais linda do meu jardim
Mamãe que Deus abençoe sua vida
És a rosa mais linda do meu jardim

- FRASE -  MÃE BÊNÇÃO 

 - MÚSICA- CADINHO DE AMOR – CARINHA DE ANJO
Você é meu pão com requeijão
Te fiz essa canção e,
Parece um ursinho de tão fofinho
Te dou meu coração

Você é dez, é mais que dez
Você é um milhão é
Eu quero um ninho pequenininho
Te pôr na minha mão
Você é chiclete, é bala, é confete
É tipo muito show
Você é o sorvete que nunca derrete
Você é rock'n'roll

Por isso eu canto e encanto
Não importa onde vou
Pego esse brilho, compartilho
Um cadinho de amor
Por isso eu canto e encanto
Não importa onde vou
Pego esse brilho, compartilho
Um cadinho de amor

- FRASE - MÃE NOTA 10 

 DANÇA DAS MENINAS  – CORAÇÃO DE MÃE

- FRASE - MÃE EDUCADORA 

- CRIANÇA 2 – Que bom que eu te encontrei! Olha aqui, eu tenho um vídeo super legal pra te mostrar.
- CRIANÇA 1 – Lá vem você com esse negócio de vídeo...
- CRIANÇA 2 – Vai por mim, vai te ajudar!
- CRIANÇA 1 – Tá bom, dá o play.

- MÚSICA - 

Mãe, uma estrela que brilha
Mãe, uma rosa em meu jardim
Mãe, uma grande escolhida
Com seus gestos e seu carinho me faz sorrir
Mamãe, uma mulher guerreira
Que quantas vezes sofre por mim
Madrugadas frias e noites acordadas
Protegendo-me para eu poder dormir

Vou pedir pro Papai do Céu
Seus desejos realizar
Muitas conquistas e vitórias lhe dar
O amor que você tem quero sempre valorizar
Vou pedir pro Papai do Céu te abençoar

- FRASE - MÃE GUERREIRA 

MÚSICA  – MAMÃE

La, la, ia, La, la, ia
La, la, ia, La, la, ia
La, la, ia, La, la, ia

Tem coisas na vida que a gente só entende depois de grandinho
Saudades, lembranças que a gente carrega com todo carinho
É o tempo que passa e a gente descobre o quanto valeu
Que valeu a pena os muitos conselhos que você me deu
É o tempo que passa e a gente descobre o quanto valeu
Com todo jeitinho, cuidado, denguinho, você me cuidou
E mesmo nos espinhos com os seus abraços você me guardou
E agora preciso de alguma forma te agradecer
É por isso, mãezinha que eu canto esta simples canção pra você

Mãe, obrigado, minha mãe
Mãe eu te amo
Minha mãe, mamãe
Mãe, obrigado, minha mãe
Mãe, feliz dia das mães, mamãe

La, la, ia, La, la, ia
La, la, ia, La, la, ia
La, la, ia, La, la, ia

- FRASE - MÃE CONSELHEIRA 


- CORAL- 
- MÚSICA -      Jamais Deixarei Você
Olha pra mim, você já sabe
O que eu sinto não é mais um segredo
Eu sempre quis alguém assim
Pra me amar e cuidar de mim
Eu prometo, vou te retribuir
Tudo aquilo que tem feito por mim
Ah, eu prometo te fazer mais feliz
E ser tudo que você sempre quis
Quando você chorar
Eu vou estar aqui pra te abraçar
Palavras nem sempre vão adiantar
Mas você verá escrito no meu olhar
Amor, jamais deixarei você
Olha pra mim, você já sabe
O que eu sinto não é mais um segredo
Eu sempre quis alguém assim
Pra me amar e cuidar de mim
Eu prometo, vou te retribuir
Tudo aquilo que tem feito por mim
Ah eu prometo, te fazer mais feliz
E ser tudo que você sempre quis
Quando você chorar
Eu vou estar aqui pra te abraçar
Palavras nem sempre vão adiantar
Mas você verá escrito no meu olhar
Amor, jamais deixarei você
Foi difícil chegar até aqui
Mas você sempre me fazia sorrir
Segurava a minha mão dizendo
"Deus conosco está"
E o nosso amor resistirá
Quando você chorar
Eu vou estar aqui pra te abraçar
Palavras nem sempre vão adiantar
Mas você verá escrito no meu olhar
Quando você chorar
Eu vou estar aqui pra te abraçar
Palavras nem sempre vão adiantar
Mas você verá escrito no meu olhar
Amor, jamais deixarei você
Olha pra mim, leia em meus olhos
Jamais deixarei você

- FRASE - MÃE ESPECIAL

- MÚSICA-   Ainda Bem Que do Meu Lado Tem Você 

 

Muito além dos sonhos ou qualquer das fantasias
Existe um paraíso que o amor mais puro fez
Quanto mais o tempo passa, mais é fácil perceber
Que ainda bem que do meu lado tem você

Nos meus primeiros passos você foi a proteção
E ainda estou crescendo, isso eu sei
Me ensinou que o certo deve estar no coração
Ainda bem, pois dentro dele tem você

Sei que guarda na memória coisas lindas pra lembrar
Cenas que somente Deus pode apagar
Quando eu cantar, vai descobrir

E sentir que o amor é uma semente
Você plantou, chegou a hora de colher
Eu te amo e tenho orgulho em te dizer
Que ainda bem que do meu lado tem você!

-  FRASE -  MÃE PROTETORA 

- CRIANÇA 2 – Oi! E aí, como foi a redação?
- CRIANÇA 1 – Foi demais, eu fiquei super inspirada pra escrever sobre minha mãe. Escrevi um texto enorme, mas eu descobri que poderia ter escrito uma frase só, que diria tudo sobre a minha, sobre a sua mãe e sobre todas as mães: MAMÃE MARAVILHA!
 (A MULHER MARAVILHA SAI DA CAIXA DE PRESENTE)

- CORAL GERAL - MÚSICA - MÃE MARAVILHA 



Nenhum comentário:

Postar um comentário