PALAVRA NA PAUTA

Escrever é muito mais que usar as letras do alfabeto.
Escrever é criar, é transmitir pensamentos, é divulgar momentos, é expressar talento, é deixar na história o sentimento.

segunda-feira, 20 de maio de 2019

PROGRAMA DIA DAS MÃES 2019


Essa programação eu fiz para utilizar esse ano, no colégio, com teatro e coral. Ficou muito legal e espero que gostem e seja útil para vocês! as músicas podem ser cantadas por faixa etária, se houver muitas crianças ou pode apresentar a peça e no final as crianças cantarem algumas músicas, caso haja poucas crianças.

MÃE, OBRA PRIMA DE DEUS!

ABERTURA - MÚSICA - O MAIOR PINTOR DO MUNDO (Todas as mães podem entrar ao som dessa música usando uma faixa escrita: Mãe, obra prima de Deus e se sentarem nos lugares reservados para elas)

PROFESSORA – Bom dia, queridos alunos!
ALUNOS – Bom dia!
PROFESSORA – Então, hoje nós vamos conversar sobre um assunto muito importante. Alguém quer tentar adivinhar?
ALUNO 1 – Comida?
PROFESSORA – Comida?! Não!
ALUNO 2 – Férias
PROFESSORA – Ainda não (risos)
ALUNO 3 – Família
PROFESSORA – Está chegando perto, mas também não.
ALUNO 4 – Deus
PROFESSORA – Quase isso. Está bem quente. (ficam em silêncio) Vida.
ALUNO 5 – Sério?! Vida?
PROFESSORA – Sim, eu quero conhecer um pouco mais de vocês.
ALUNO 5 – A vida é muito chata.
PROFESSORA – Mas chata por quê?
ALUNO 5 – Porque tem que estudar
PROFESSORA – Não, se você tentar olhar com outros olhos. Você pode enxergar lá na frente. Estudar pode garantir um futuro melhor.
ALUNO 3 – A vida é cansativa.
PROFESSORA – Por que você acha isso?
ALUNO 3 – Só estudar não garante uma vida melhor, tem que trabalhar muito também e isso é cansativo.
PROFESSORA – Não para todos. Eu não acho cansativo, porque adoro o que faço.
ALUNO 3 – Lá em casa não é assim. Meus pais sempre estão cansados. Eles trabalham muito. Saem cedo e voltam tarde. Às vezes aos sábados, domingos e feriados.
PROFESSORA – Eles estão tentando garantir o melhor para a família.
ALUNO 2 – A vida em família é legal. Ainda mais quando estamos de férias. Nós nos divertimos muito. Cantamos, dançamos e brincamos juntos. Eu adoro!

MÚSICA PARA BABY – OH, MAMÃE

PROFESSORA – Sim! A vida em família é muito boa. Viver amado e amando é muito gostoso, pois o amor é maior que tudo na vida.
ALUNO 4 – Na vida, as pessoas precisam de carinho, respeito e afeto.
PROFESSORA – É. Dar e receber amor, carinho, respeito e afeto devem fazer parte da vida. Esse é um ótimo caminho pra viver.
ALUNO 1 – Pena que para muitos são só palavras. As pessoas hoje em dia estão muito egoístas. Está difícil viver praticando essas palavras.
PROFESSORA – Bom, pode até estar difícil. É verdade. Mas se nós tentarmos não entrar nessa estatística? Se nós praticarmos essas palavras? Podemos praticar aqui, dentro de casa, com os vizinhos... E se não recebermos em troca, não fiquemos decepcionados, apenas continuemos fazendo. Praticar amor, carinho, afeto e respeito é uma forma certa de viver a vida.

MÚSICA  – ESSA É A MINHA MÃE

ALUNO 4 – A vida é uma bênção, minha avó sempre diz isso.
ALUNO 3 – Eu não me sinto abençoado (a). Se meus pais trabalham tanto para garantir o melhor para a família, por que a gente nunca tem dinheiro? Meu pai diz que tem tanta conta pra pagar que não sobra nada, mas que o importante é que estão investindo em mim. Não entendo.
PROFESSORA – Para eles, o importante é poder proporcionar pra você uma escola de qualidade, por isso falam do investimento. É uniforme, livros, materiais, mensalidade... Isso é investimento para o seu futuro.
ALUNO 3 – Mas o dinheiro só dá pra isso? E as férias, os passeios, brinquedos caros, roupas de marca, isso não conta?
PROFESSORA – Ter dinheiro não é tudo. Todas essas coisas que você falou são legais e até certo ponto, importantes. Mas pensa nas coisas não materiais que você recebe?
ALUNO 3 – Coisas não materiais?
PROFESSORA – Você recebe atenção?
ALUNO 3 – Sim
PROFESSORA – Seus pais te dão amor?
ALUNO 3 – Sim
PROFESSORA – Você anda nu (a)?
ALUNO 3 – Não
PROFESSORA – As coisas materiais, o dinheiro, não trazem felicidade, mas o que você tem recebido na família, os ensinamentos na escola, essas coisas são valiosas e nenhum dinheiro pode comprar. Por isso você deve se sentir abençoado (a).

MÚSICA  – MAMÃE, PRESENTE DE AMOR

PROFESSORA – Na vida, com certeza vocês encontrarão dificuldades. Sentirão tristezas, dores, mas quando passarem pelos problemas, vocês terão base para enfrentar. Vão lembrar dos momentos bons e alegres e irão “dar a volta por cima”. Porque a vida deve ser vivida como se fosse uma festa: com doces, bombons, música animada, sentindo o cheiro pipoca e bata frita, abraços, risos e diversão.

MÚSICA– PALAVRINHA MAMÃE

TODAS AS CRIANÇAS PEQUENAS SE JUNTAM PARA CANTAR NO CORAL
1)    MÚSICA 1 – MOTHER’S DAY
2)    MÚSICA 2 – MINHA MÃE


ALUNO 1 – Sabe do que eu gosto da vida? Os cheiros bons. Principalmente de comida.
ALUNO 5 – Lá vem você com comida, de novo (todos riem)
PROFESSORA – Mas ele (a) tem razão. É muito bom sentir os cheiros. Das comidas, perfumes
ALUNO 2 – Cheiro de terra molhada, é muito bom!
ALUNO 4 – Adoro sentir o cheiro das roupas de cama depois de lavadas.
ALUNO 3 – Gosto do cheiro do cabelo da minha mãe, quando ela volta do salão.
PROFESSORA – Isso é vida! Sentir, é uma das melhores sensações. Os cheiros nos trazem lembranças, tanto cheiros bons, quanto cheiros ruins. Sabem que me lembro do cheiro de uma comida horrível que minha sempre fazia?
ALUNO 1 – Qual comida, professora?
PROFESSORA – Bucho. Com certeza vocês não devem ter comido. Quando eu sentia de longe esse cheiro, eu tapava o nariz e saia de casa. (todos caem na gargalhada) Mas sabe um cheiro que eu adorava sentir? Quando eu estava doente, minha mãe sempre fazia sopa e eu saia da cama ao sentir o cheiro da carne sendo refogada no alho e azeite e era a melhor coisa pra mim.

MÚSICA – CHEIRO DE CARINHO

ALUNO 2 – Ter uma família é tudo de bom! Isso é vida.
PROFESSORA – Sim, a família é a base para uma sociedade forte. A família foi projetada por Deus. Por isso ela deve ser preservada.
ALUNO 2 – É bom saber que quando voltarmos para casa, vamos encontrar uma família para nos dar apoio. A família deve estar unida em todos os momentos. Minha mãe sempre fala, que a nossa casa deve ser um pedacinho do céu.

MÚSICA – MAMÃE QUERIDA

ALUNO 5 – Mas famílias tem problemas.
PROFESSORA – Claro, porque são pessoas que fazem parte da família e pessoas são diferentes umas das outras. Mas não é por isso que devemos rejeitá-la ou abandoná-la. Sempre devemos respeitar um ao outro. Se errarmos devemos pedir perdão ou perdoar e estar de brações abertos para receber e dar amor. Com a minha família eu me sinto completa e sempre digo que a melhor família é a minha.

MÚSICA – MÃE, MAMÃE, MAINHA

PROFESSORA – Pena que a nossa aula está acabando. Mas vocês terão que fazer um trabalho pra trazer na próxima aula.
ALUNO 5 – Não falei que era chato estudar? Tava tão legal, tinha que ter trabalho de casa?!
PROFESSORA – Só você mesmo. Será muito simples. Cada um terá que pensar em uma coisa ou alguém que é essencial para a sua vida e terá que trazer em forma de desenho, fotografia ou objeto. Na próxima aula todos irão apresentar, de forma rápida, o seu trabalho.


MÚSICAS DO CORAL DAS CRIANÇAS MAIORES
1)    MÃE, AMOR MAIOR
2)    MAMÃE TE AMO


PROFESSORA – Bom dia, turma! E então, todos fizeram o trabalho?
ALUNOS – Sim!!!
PROFESSORA – Que ótimo! Mas antes de vocês apresentarem, vou falar a última coisa sobre a vida, porém a mais importante de todas: DEUS. A vida sem Deus, não tem a menor graça. A família sem Deus, não será uma família próspera. O mundo sem Deus, vai continuar sendo um mundo sem paz e amor. Deus é o autor da nossa vida e da nossa história. Deus é o maior pinto do mundo! Agora, quem será o primeiro a apresentar o seu trabalho?
ALUNO 3 - Eu, professora! Na verdade, só eu vou falar. Porque nós todos iríamos falar da mesma coisa que é essencial para a nossa vida: Deus. Mas como Deus não se pode desenhar ou fotografar, porque Ele é espírito, nós chegamos a conclusão que quem representa Deus, na nossa vida é a nossa mãe!
(todos mostram a foto da mãe e falam)
ALUNOS – MÃE, OBRA PRIMA DE DEUS!

MÚSICAS DO CORAL COM TODAS AS CRIANÇAS
1)    MAMÃE PODEROSA
















Nenhum comentário:

Postar um comentário