PALAVRA NA PAUTA

Escrever é muito mais que usar as letras do alfabeto.
Escrever é criar, é transmitir pensamentos, é divulgar momentos, é expressar talento, é deixar na história o sentimento.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

CANTATA DE PÁSCOA


Por que me amou tanto assim?
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único filho, para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16
Toda vez que falamos na páscoa lembramos de Jesus, da morte Dele na cruz.
Mas exatamente por que Ele morre?
O sacrifício era realmente necessário?
Se Ele, sendo filho santo de Deus, era perfeito?!
O que motivou sua vinda à terra e a sua gloriosa missão nesse mundo?
Para entendermos tudo isso, é preciso voltar muito, mas muitos anos atrás, em um tempo onde a Terra era sem forma e vazia.

(A cortina começa a abrir e as crianças da Educação Infantil estarão vestidas de animais, árvores, flores, frutas, ou seja, coisas da criação de Deus. Adão e Eva entram e passeiam pelo palco. As crianças cantam o coro – Há muito tempo atrás)

MÚSICA 01 - Há Muito Tempo Atrás- Crianças Diante do Trono

(As crianças continuam no palco e cumprimentam as pessoas, acenando de cima do palco, quando o narrador começa a falar. Adão e Eva continuam passeando pelo jardim e param em frente a árvore proibida)

NARRAÇÃO - Como Deus é poderoso... Ele teve poder para fazer tudo, o mundo e tudo que nele existe. Vejam que lugar maravilhoso... um verdadeiro paraíso.
Adão e Eva andavam livremente pelo jardim, conviviam em harmonia com os animais e podiam se alimentar de qualquer daquele lugar, com exceção do fruto do conhecimento do bem e do mal.
 A ordem de Deus era clara e simples, se o homem desobedecesse, iria morrer, foi então que aquele fruto se tornou atrativo aos olhos, e a ordem de Deus foi deixada de lado, foi então, nesse triste dia que, infelizmente, o pecado entrou no mundo.

(Quando a primeira estrofe da música acaba, toda a criação, as crianças, ficam tristes, de cabeça baixa e se sentam)
MÚSICA 02 – Um triste dia - Crianças Diante do Trono


(Adão e Eva saem da cena e se sentam junto com as outras crianças na escada do palco)
NARRAÇÃO - O mundo perfeito que Deus havia criado para o homem estava acabado, a partir daquele dia, todo aquele que nascesse seria pecador, porém Deus, com sua infinita bondade e misericórdia, prepara um plano de salvação para a humanidade e fez uma promessa de que um dia haveria de vir um Salvador, e que seu sangue libertaria o homem do pecado. Enquanto aguardavam o prometido de Deus, a família se expandia na terra, patriarcas, profetas, sacerdotes, reis, homens e mulheres que aprendiam a depositar sua confiança no Criador.
Dentre eles, Abraão e sua esposa Sara, que demonstraram tanta fé para obedecer a Deus, mesmo quando a situação era difícil, que parecia impossível de acreditar; (entram os personagens e Sara com um boneco bebê no colo)
Moisés, que desde de seu nascimento, foi escolhido do por Deus para uma missão incrível, e mesmo se sentindo incapaz, compreendeu a importância de sua missão; (entra Moisés com as tábuas da lei)
Davi, um simples pastor de ovelhas, que se tornaria rei, ungido por Deus, que tinha um coração honesto e capaz de liderar uma grande nação; (entra Davi com uma harpa)
 E então, Isaias, considerado profeta de Sião, com sua mensagem de esperança, e a noção de que a chegada do Messias, o Salvador do mundo, estava próxima. (entra Isaías com um pergaminho aberto)
 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. ”         (Isaias 9:6)
E No tempo determinado por Deus, Ele envia seu filho a terra, seu único filho, o Messias Salvador, que viria a terra com um proposito: salvar a humanidade da condenação eterna imposta pelo pecado. (No começo da música entra o anjo e fala com Maria. Depois o anjo vai até José. Eles saem do palco)

MÚSICA 03 – Veio Ao Mundo Para Nos Salvar - Crianças Diante do Trono
  
Um anjo apareceu
A uma jovem chamada Maria
Ela havia sido escolhida
Para ser a mãe do Filho de Deus
                        Solo
Um anjo também falou com José
Pra que ele cuidasse bem de Maria
Pois a criança que nasceria
Era Jesus o Filho de Deus
Ele veio com a missão de nos salvar
Ele veio pra viver como um de nós
Em todas as coisas foi um exemplo
Obediente em todo tempo
Para que nós andássemos como Ele andou               
Vivêssemos como Ele viveu
Jesus o Filho de Deus                                                       Coral
Veio ao mundo pra nos salvar                                         Enquanto o coral canta a última estrofe,
A criança crescia                                                                Jesus menino entra com um livro na mão.
A todos trazia muita alegria
Jesus era obediente
Gostava de estudar era inteligente
Ele veio com...

NARRAÇÃO - Embora rei, Jesus nasceu e cresceu em um lar simples. Sua mãe Maria era uma mulher humilde e seu pai, José um carpinteiro da cidade de Belém. Enquanto ele crescia estava dado o início do seu chamado na terra. (José, Maria e Jesus menino entram)
Com o ponto inicial, Jesus é batizado por João Batista, para que toda justiça fosse cumprida, consagrando-se publicamente a Deus e eis que uma voz do céu dizia: Este é o meu filho amado em quem me comprazo. (Jesus homem é batizado por João Batista)
Centenas de milagres e fatos ocorreram durante o ministério de Cristo no mundo. Sempre, com amor e sabedoria, Jesus ensinava através de parábolas e conversava com o povo, dizendo a todos que verdadeiramente era o filho de Deus. (Entram todos os alunos do primário como a multidão e Jesus falando)
Foi assim que Ele teve a oportunidade de encontrar com aquela mulher que sofria há 12 anos de uma doença terrível.(Entra a mulher e se rasteja até Jesus que falava na multidão) Desenganada pelos médicos, ela só tinha uma certeza: precisava tocar em Jesus para ficar sã e tocando em suas vestes, ela viu virtude em seu olhar e  havia sido curada. Jesus disse: “Vai, a tua fé te salvou”.
E houve ainda aquele paralítico que há 38 anos estava enfermo e tinha esperança de um dia chegar ao tanque e ficar curado, o que ele não esperava era Jesus dizendo: Toma teu leito e anda, a tua fé te salvou. (Paralítico deitado e Jesus chega e ele levanta)

(Alunos do primário se juntam com os alunos da Educação Infantil para cantar a música 04)
MÚSICA 04 – Milagres - Crianças Diante do Trono
  

MÚSICA DE FUNDO – Pão e vinho – Fernanda Brum

(Durante a música, os discípulos entram com Jesus e ficam ao seu redor e participam da ceia)
NARRAÇÃO –É impossível permanecer o mesmo depois de encontrar Jesus. Assim como viu com esses personagens, ele muda a nossa história para um novo caminho na vida. Sim o filho de Deus sabia que estava chegando a hora da sua morte reunindo os seus discípulos dá as últimas informações. Como prova de amor de mostra que veio a este mundo para ser o Rei, o Rei dos Reis na vida de cada um daqueles homens e logo em seguida, entre eles partiu o pão e o vinho. Pois em pouco tempo seu corpo seria partido na cruz e derramado seu sangue como símbolo da nova aliança para todos nós.

MÚSICA DE FUNDO – GETSÊMANE – Leonardo Gonçalves

NARRAÇÃO – (No mesmo lugar que estão, Jesus se ajoelha com seus discípulos) Depois disso retirou-se a um lugar chamado Getsêmane para orar. Jesus estava terrivelmente triste e angustiado. Ele sentia sobre ele o pecado do mundo inteiro. Jesus, o filho santo e perfeito de Deus carregaria o pecado da humanidade com ele. Seria castigado, por algo que não cometeu dando seu sangue por nós na cruz. O amor de Jesus por você e por mim o levou a aceitar aquela agonia, não podendo sequer imaginar as dores que Ele sentiu especialmente por estar carregando o pecado do mundo. Embora Jesus estivesse triste, receoso da provação ele iria aceitar, ele ia obedecer a vontade do Pai, por causa do seu grande amor por nós.
(Os soldados entram e pegam Jesus, colocando a coroa de espinhos e dão a cruz para carregar. Jesus sai carregando a cruz pelo meio da igreja)


MÚSICA - Por Que Me Amou Tanto Assim? –  Crianças Diante do Trono

NARRAÇÃO: ELOIM, ELOIM, SABA SABAQUITAM, DEUS MEU, POR QUE ME DESAMPARASTE (O narrador fala gritando)
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que Nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16)
O filho de Deus estava morto, tomando o meu e o seu lugar, sofreu o castigo pelo nosso pecado fazendo nova aliança de Deus com o homem, aliança essa, quebrada desde quando Adão e Eva pecaram. Ali estava Jesus, sofrendo como cordeiro, sendo um sacrifício vivo para a nossa libertação.
E assim como já estava escrito e dito: Nem mesmo a morte seguraria o poderoso Jesus, filho de Deus
Na manhã de domingo, depois da morte e sepultamento de Jesus, Maria Madalena ia ao túmulo de Jesus levando ervas e óleos perfumados para derramar sobre seu corpo, quando chegando perto do seu túmulo encontrou a pedra removida!


MÚSICA E DANÇA – ME AMA
Solo na primeira parte pela Maria Madalena e na repetição da primeira parte todas as meninas começam a dançar.
Antes de terminar a primeira parte, Jesus entra ressuscitado e Maria Madalena dança com Jesus.
Quando entra na introdução Maria Madalena tira a coroa de espinhos e coloca a coroa e Jesus chama toda a sua criação de volta ao palco.
O coral canta o refrão no final:

Me ama, Ele me ama, Ele me ama, Ele me ama!

Conseguimos medir o tamanho do amor de Cristo por nós?
Sua vinda à terra, sua morte na cruz, seu sofrimento foi por mim e por você. Nós precisamos reconhecer esse amor e agradecer ao Pai pelo seu grande amor, pela nova aliança que foi feita na cruz, pela nova esperança, pela vida eterna! Não deixemos para fazer isso somente na Páscoa, mas todos os dias.

MÚSICA FINAL - Obrigado Jesus Alda Célia

Nenhum comentário:

Postar um comentário