PALAVRA NA PAUTA

Escrever é muito mais que usar as letras do alfabeto.
Escrever é criar, é transmitir pensamentos, é divulgar momentos, é expressar talento, é deixar na história o sentimento.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

PROJETO LITERÁRIO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I

Todos os anos, nosso colégio trabalha um tema especial, o qual é finalizado em uma tarde de autógrafos, com livros escritos pelos alunos, no caso do Ensino Fundamental I  e os alunos da Educação Infantil, são fotografados contando a história, vestidos pelos personagens.


EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO

TEMA: Preservando os Valores de Deus na Família. Criação, Casamento, Pais & Filhos

OBJETIVO: Reconhecer que somos criaturas de Deus, feitos à Sua imagem e semelhança. Conhecer a história bíblica da criação do mundo.

ESTRATÉGIA: Contar a história bíblica da criação utilizando materiais visuais infantis, mostrando o que foi criado cada dia, até chegar na criação do homem.

DURAÇÃO DO PROJETO: 5 semanas.

CULMINÂNCIA DO PROJETO: Ao final do projeto, as crianças serão fotografadas por turma, com as fantasias conforme a criação do mundo, representando a história. E cada aluno irá contar o que entendeu da história e o que ele falar será escrito como o resumo do livro que será montado pelas professoras.

1ª SEMANA 
- Execução da história:
Nós vivemos em mundo lindo!
Basta olhar para as coisas maravilhosas ao nosso redor e para nós mesmos! Então, vamos voltar ao início e ver o que a Bíblia nos fala sobre como tudo começou.
No princípio, Deus criou os céus e a terra. Deus se movia sobre a escuridão e disse, “Haja luz!” Ele chamou a luz de “Dia” e a escuridão de “Noite”.
O primeiro dia estava pronto!
Então, Deus criou uma divisão para separar as águas acima e abaixo desta divisão. Ele chamou esta divisão de “Céu”.
O segundo dia estava pronto!
Deus juntou as águas e a terra seca apareceu. Ele chamou a parte seca de “Terra” e as águas de “Mares”. Então, Ele fez brotar plantas, sementes e árvores.

- Estratégia:
·         Utilizar uma bola escura e vazia para mostrar que a terra era sem forma e sem nada, somente a escuridão se via nela.
·         Usar uma bola clara e encher, mostrando que Deus deu forma à terra e fez a luz clarear a terra, deixando uma parte escura, e disse que era a noite e uma parte clara, disse que era dia.
·         Mostrar o número 1 preparado em EVA. Colocar a parte escura e a parte clara.
·         Mostrar o número 2 preparado em EVA. Ir colocando as partes do que Deus criou no 2º dia: parte seca e a parte das águas.


- Cantar e ensinar a 1ª parte da música - Autor da Criação
  
1, 2, 3, 4, 5, 6... em apenas seis dias Deus tudo fez
Olhe ao seu redor e preste atenção
Queremos cantar sobre a criação
Quem é que fez a natureza tão linda?
Quem será o autor da vida?
Eu sei muito bem, pois ele mora em meu coração, em meu coração.
1, 2, 3, 4, 5, 6... em apenas seis dias Deus tudo fez

No primeiro dia o Senhor ordenou:
"Que haja luz!" - foi o que Ele falou
Houve a separação entre a noite e o dia
As trevas de noite e a luz de dia
Deus olhou e viu que tudo isso era bom, era bom
A luz e as trevas, a noite e o dia
Deus criou no primeiro dia
1, 2, 3, 4, 5, 6... em apenas seis dias Deus tudo fez

No segundo dia, você sabe o que Deus criou?
O firmamento lá no alto colocou
O céu azul colore o nosso dia
E vem pintado de nuvens branquinhas
Deus olhou e viu que tudo isso era bom, era bom
O céu azul, as nuvens branquinhas
Deus criou no segundo dia

1, 2, 3, 4, 5, 6... em apenas seis dias Deus tudo fez

Add a playlist
2ª SEMANA 
- Execução da história:
Deus juntou as águas e a terra seca apareceu. Ele chamou a parte seca de “Terra” e as águas de “Mares”. Então, Ele fez brotar plantas, sementes e árvores.
O terceiro dia estava pronto!
Depois, Deus criou as luzes no céu. Ele fez o sol para o dia e a lua para a noite, e todas as estrelas
O quarto dia estava pronto!
- Estratégia:
- Para falar das árvores frutíferas e outros alimentos, a nutricionista tia Carine irá trabalhar com os alunos a boa alimentação utilizando frutas, legumes e verduras, mostrando que para nos vermos no espelho um físico saudável, bonito e para a nossa saúde devemos nos alimentar bem com tudo que Deus nos deu de bom, pois deus criou tudo perfeito e nos deu o melhor.
- Mostrar o número 3 e 4, montando com as partes criadas nesses dias.
- Falar da importância do sol para nossa saúde também.
- Levar um telescópio e mostrar para as crianças que podemos observar e admirar as estrelas e a lua.

- Cantar e ensinar a 2ª parte da música – Autor da Criação
No terceiro dia Deus criou os mares
A terra seca cheia de árvores
A grama verdinha cobriu o chão
E frutas gostosas - a laranja e o mamão
Deus olhou e viu que tudo isso era bom, era bom
A terra e o mar, a grama verdinha
Deus criou no terceiro dia

1, 2, 3, 4, 5, 6... em apenas seis dias Deus tudo fez

E no quarto dia Deus criou o sol
Fez a lua e as estrelinhas
O sol grandão pra o dia governar
E à lua branca, a noite clarear
Deus olhou e viu que tudo isso era bom, era bom
O sol, a lua e as estrelinhas
Deus criou no quarto dia

1, 2, 3, 4, 5, 6... em apenas seis dias Deus tudo fez


3ª SEMANA 
-Execução da história:
Deus fez os peixes para nadarem nas águas e os pássaros para voarem no céu. “Tenham filhotes! ”, Ele disse: “Encham o mundo com espirros de água e canto”.
O quinto dia estava pronto!
Deus fez ainda os animais. Ele fez toda espécie de animais: domésticos, selvagens e até os que rastejam no chão. “Só falta uma coisa a ser feita”, disse Deus, “a mais especial de todas”.
O que será que faltava?
Assim, à Sua imagem, Deus fez o homem e a mulher. “Tenham filhos”, Ele disse. “Assumam o controle do mundo. Cuidem dos peixes, dos pássaros e dos animais”.
O sexto dia estava pronto!
Deus olhou tudo o que tinha feito e disse: “É bom!”, mas quando olhou para a sua criação mais especial, o homem, Ele disse: “É muito bom!” Então, no sétimo dia, Deus descansou e fez daquele dia um dia especial.
Sétimo dia! Pronto!
- Estratégia:
- Mostrar os números 5, 6 e 7, colocando as partes da criação dos dias
- Mostrar um vídeo de animais
- Falar que devemos cuidar dos animais, pois eles também são criaturas de Deus.
- Brincar com as crianças: Imitando os animais
- Levar um espelho para fazer a dinâmica com eles, onde irão identificar quem são
- Falar que cada um é diferente do outro e somos únicos e perfeitos, porque somos o melhor da criação de Deus, feitos à Sua imagem e semelhança.

- Cantar e ensinar a 3ª e última parte da música – Autor da Criação
No quinto dia Deus encheu o mar
Com peixes grandes e pequenos a nadar
Fez os passarinhos a voar
E todas as aves gostam de cantar
Deus olhou e viu que tudo isso era bom, era bom
Peixes grandes e pequenos no mar
No quinto dia fez às aves, voar

1, 2, 3, 4, 5, 6... em apenas seis dias Deus tudo fez

No sexto dia Deus criou os bichinhos
Animais domésticos - os cães e os gatinhos
Os selváticos como o leão
E os répteis que arrastam no chão
Deus olhou e viu que tudo isso era bom, era bom
Aconteceu naquele mesmo dia
O maior milagre da criação
Do pó da terra Deus formou o homem
E a mulher, com suas próprias mãos
Deus olhou e viu que tudo isso era bom, era muito bom
Os animais, a primeira família
Deus criou no sexto dia

1, 2, 3, 4, 5, 6... em apenas seis dias Deus tudo fez

No sétimo dia Deus descansou
De todo o trabalho que realizou
Foi bom cantar essa canção
Deus é o autor da criação
Eu sei muito bem, pois ele mora em meu coração, em meu coração

1, 2, 3, 4, 5, 6... em apenas seis dias Deus tudo fez

4ª SEMANA 
- Relembrar a história; ensaiar toda a música – Autor da Criação.
- Começar a tirar as fotos para o livro.

5ª SEMANA 
- Continuar tirando as fotos para o livro e ensaiando.


FINAL DO PROJETO AGORA EU SOU O (A) AUTOR (A): 
- Os alunos irão apresentar uma peça teatral e uma música aos pais, para que também conheçam a história da criação do mundo.

 ENSINO FUNDAMENTAL 1 – 2º AO 5º ANO


ATRAVÉS DO ESPELHO

TEMA: Preservando os Valores de Deus na Família. Criação, Casamento, Pais & Filhos

OBJETIVO: Reconhecer que somos criaturas de Deus, feitos à Sua imagem e semelhança. Conhecer textos bíblicos que mostrem os valores de Deus para nós.

ESTRATÉGIA: Contar histórias bíblicas materiais visuais infantis, mostrando que devemos usar a Bíblia como manual para a vida.

DURAÇÃO DO PROJETO: 4 semanas.

CULMINÂNCIA DO PROJETO: Ao final do projeto, as crianças terão escrito pequenos textos falando sobre o que aprenderam e usarão as aulas de informática para digitar os textos e montar o seu livro.

1ª SEMANA 
- Quem sou eu? – Gênesis 1:27; 2:7; 2:18, 21-24
Contar toda a história da criação e quando chegar na criação do homem, falar sobre o tema, como Deus nos criou, à semelhança e imagem de Deus.
- Quem sou na família? – Gênesis 1:28; Gênesis 4:1-11 – criando a família: multiplicai e enchei a terra. Falar sobre o nascimento de Caim e Abel e sobre o que aconteceu com os irmãos.
- Após o tema exposto, os alunos deverão escrever sobre o que foi falado, em forma de história, com começo, meio e fim. (As professoras não poderão escrever no quadro para os alunos copiarem)

2ª SEMANA 
Preservando os valores de Deus em mim
- Amor e Amizade – Deus criou a terra por amor e plantou na terra toda a árvore agradável e boa para comida, todo animal, toda a ave, todo o peixe, para que o homem pudesse dominar e cuidar (Gênesis 1:28-30). Deus não criou o homem e a mulher simplesmente e os deixou no jardim, mas Ele mantinha uma amizade saudável, um relacionamento de amigos, pois todas as tardes, Ele passeava pelo jardim e visitava Adão e Eva (Gênesis 3:8).
- Falar sobre bullyng – passar um vídeo.
- Após o tema exposto, os alunos deverão escrever sobre o que foi falado, em forma de história, com começo, meio e fim. (As professoras não poderão escrever no quadro para os alunos copiarem)

3ª SEMANA 
- Confiança e Responsabilidade – Deus confiou ao homem a sua criação e ainda criou um lugar especial, o jardim do Éden, para ser a moradia do casal e deixar tudo nas mãos deles, para colocar até mesmo os nomes nos seres viventes. Foi dada ao homem a responsabilidade de cuidar de todas as coisas.
- Após o tema exposto, os alunos deverão escrever sobre o que foi falado, em forma de história, com começo, meio e fim. (As professoras não poderão escrever no quadro para os alunos copiarem)

4ª SEMANA 
- Respeito, Honestidade e Obediência – Deus foi perfeito em tudo o que fez. Como Ele tinha criado todas as coisas do nada, Deus poderia tomar conta de tudo sozinho, pois era mais que capaz, mas a partir do momento que colocou o homem e a mulher para tomar conta de tudo, deu plena liberdade a eles para fazerem o que quiserem. Teve um momento que Deus, no meio de todos as árvores colocou a árvore da ciência do Bem e do Mal e deu um recado: “Dessa vocês não podem comer, para não morrer”, Deus respeitou todas as decisões que Adão e Eva tomavam, pois deu liberdade para isso. Mas Adão e Eva não obedeceram a ordem de Deus e comeram do fruto proibido. A desobediência teve várias consequências que levaram o homem e a mulher a sofrer.
- Após o tema exposto, os alunos deverão escrever sobre o que foi falado, em forma de história, com começo, meio e fim. (As professoras não poderão escrever no quadro para os alunos copiarem)


FINAL DO PROJETO AGORA EU SOU O (A) AUTOR (A): 
- Os livros serão diagramados conforme o modelo dado.
- Os alunos irão expor seu livro na Feira Literária.


Esse teatrinho eu fiz como a Boneca Lili, uma personagem que costumo usar para as crianças da escola e da igreja, na 1ª semana do projeto, quando falamos sobre identidade. Você pode trocar os nomes dos personagens.
1º DIA
A BONECA LILI
A Boneca Lili chega e cumprimenta as crianças e começa a contar que a tia Carine ligou para ela (o telefone toca), a Boneca atende e começa a conversar com a própria tia Carine.
BONECA – Alô
CARINE – Oi, Boneca Lili, sou eu, tia Carine do Colégio Nascimento
BONECA – Oi, tia Carine, como vai? Quanto tempo!
CARINE – É mesmo! Quero te fazer um convite. Vem me ajudar a fazer o Projeto Eu Sou o Autor contando a história da criação do mundo?!
BONECA – Claro, vai ser um prazer, mas quando é?
CARINE – Amanhã.
BONECA – O quê?! Como assim, eu preciso de tempo, não estou preparada!
CARINE – Boneca Lili, você já nasceu preparada, você esqueceu que foi criada à imagem e semelhança de Deus?
A Boneca continua falando com as crianças que quando desligou o telefone, ela ficou pensando: ser semelhante é ser parecido. Como será que Deus é, para eu ser parecida com Ele?
Ela se olhou no espelho e então viu e falou:
“Deus é lindo, então eu sou linda!
Deus é perfeito, então eu sou perfeita!
Ela ficou tão feliz! Ninguém podia falar que ela era feia, baixa ou gordinha, porque Deus me fez perfeita! E tudo o que Ele criou também foi feito perfeito e Deus fez tudo com amor, com calma, pensando em cada detalhe. Até a ordem da criação foi bem pensada”.
Então ela começa a contar a história, na ordem dos dias, da criação do mundo.
    “Primeiro, a terra era assim (mostra a bola vazia e escura), sem forma e vazia e Deus deu forma para começar a enche-la. Mas estava tudo escuro! Então Deus disse: Haja luz e a luz clareou a terra. A luz Ele chamou de Dia e a escuridão Ele chamou de noite. Assim terminou a criação do 1º dia.
No segundo dia, Deus criou o céu separando das águas”.
Viram a perfeição? A Boneca pergunta.

Tudo o que foi criado, foi programado. Tudo o que foi criado teve um propósito e na próxima semana você irão saber mais um pouquinho do que Deus criou, no 3º e 4º dia.

































































Nenhum comentário:

Postar um comentário