PALAVRA NA PAUTA

Escrever é muito mais que usar as letras do alfabeto.
Escrever é criar, é transmitir pensamentos, é divulgar momentos, é expressar talento, é deixar na história o sentimento.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

PEÇA TEATRAL - FAMÍLIA, PROJETO DE DEUS


FAMÍLIA: PROJETO DE DEUS

Uma criança está sentada, com a cabeça baixa, muito triste. Outra criança chega e percebe a tristeza de seu colega e pergunta:

ALICE – Oi! Você está triste?
ANA CLARA - O que aconteceu?
MARIA EDUARDA – Estou triste sim. Alguns problemas na minha casa. Meus pais estão brigando muito. Isso não me faz bem.
ALICE – Ah, eu sinto muito. Você precisa ter fé.
MARIA EDUARDA – Fé em quem?
ANA CLARA – Fé em Deus. Ele é o único que pode nos ajudar a superar os problemas.
ALICE - Ainda mais quando os problemas são na família.
MARIA EDUARDA – Por que?
ALICE – Porque a família foi um projeto de Deus e Ele ama as famílias.
MARIA EDUARDA – Acho que a minha Ele não ama. Falta pouco para os meus pais se separarem. A minha mãe nunca está satisfeita e o meu pai nem liga pra ela e pra mim.
ANA CLARA – Eu conheço várias histórias reais sobre famílias que passaram por problemas, mas tiveram fé em Deus e foram vitoriosas.
ALICE – É verdade! Eu sei que a sua família pode vencer.
MARIA EDUARDA – Vocês podem me contar sobre essas famílias?
ANA CLARA – Sim. As histórias estão escritas em um livro muito especial, que foi inspirado por Deus.
ALICE - Esse livro foi escrito há muito tempo, mas é vivo e poderoso ainda hoje.
MARIA EDUARDA – Que livro é esse?
ALICE E ANA CLARA – A Bíblia.

A Bíblia entra.

BÍBLIA – Oi!!! Alguém me chamou?

As crianças se assustam.

BÍBLIA – Eu sou a Bíblia! Ouvi alguém falar sobre mim, e quando falam que eu sou viva e poderosa, eu já sei que precisam ouvir meus conselhos.
ALICE – Eu falei que era viva e poderosa, mas não imaginava que era tanto!
MARIA EDUARDA – É incrível!
BÍBLIA – Pois é, eu sou realmente viva e poderosa, mas muitos só conhecem de ouvir falar e não experimentaram! Mas se você acredita, eu fiz questão de aparecer pra você experimentar. Qual é o problema?
MARIA EDUARDA – Minha família está passando por muitos problemas...
ANA CLARA – E eu falei que conhecia muitas histórias de família que passaram por problemas, mas superaram e essas histórias estão escritas em você.
BÍBLIA – Hum... É verdade! Eu sou testemunha dessas histórias e eu posso mostrar pra vocês.
CRIANÇAS – Sim! Queremos ver!
BÍBLIA – Muito bem, vamos ver... Aqui! Essa é uma história incrível! É sobre Noé e sua família. (Entra Noé, sua esposa e os três filhos).

 

MÚSICA 01 - Um Homem Legal 

 

 

ENTRA NOÉ E CAMINHA PELO PALCO
ENCONTRA UM ANIMAL E FAZ CARINHO NA CABEÇA DELE
CAMINHA  E ABRE UM PERGAMINHO
Noé era um homem justo e bom
Ele andava com Deus
Um homem legal, muito especial
Ele andava com Deus
No seu coração ele tinha amor e perdão
Não fazia mal nem a um animal                              
Que legal era o "seu Noé"

Noé era um homem justo e bom
Ele andava com Deus
Um homem legal, muito especial
Ele andava com Deus
(NOÉ SE ENCONTRA COM A FAMÍLIA
ABRAÇA OS FILHOS E A ESPOSA
FICAM CONVERSANDO)

Dentro do seu lar um pai exemplar
Para Sem, Cam e Jafé
Sempre carinhoso, um bom esposo
Legal era o "Seu Noé"

NOÉ E A FAMÍLIA FICAM NO PALCO
DE MÃOS DADAS E O ANIMAL FICA PERTO DELES
Noé era um homem justo e bom
Ele andava com Deus
Um homem, muito especial
Ele andava com Deus
Andar com Deus é mesmo muito bom
Enquanto o mundo está perdido
Você tem o salvador
Andar com Deus é mesmo bom demais
Você se torna um bom amigo até dos animais
Noé era um homem justo e bom
Ele andava com Deus
Um homem muito especial
Ele andava com Deus


MÚSICA 02 – A ARCA DE NOÉ

Deus mandou Noé construir a arca
E nela colocar, todos os animais
De dois, em dois
Noé obedeceu
De dois, em dois

NOÉ FICA NA FRENTE DA ARCA COM FERRAMENTA E COMEÇAM A ENTRAR OS ANIMAIS DE DOIS EM DOIS E FICAM DO LADO DA ARCA
ELES OVEM O SOM DO TROVÃO E OLHAM PARA CIMA PRA SENTIREM A CHUVA CAIR E CORREM PARA TRÁS DA ARCA COMO SE ESTIVESSEM ENTRANDO NELA
A ARCA FICA NO CENTRO DO PALCO E É PUXADA COMO SE ESTIVESSE NAVEGANDO
De repente a chuva cai
Chuá, chuá
Chuá, chuá
Chuá, chuá
E todos dentro da arca
Alegres a cantar
Chuá, chuá
Chuá, chuá
Chuá, chuá
O gato, o cachorro e o sapo
Chuá, chuá
O leão, o tigre, e o macaco
Chuá, chuá
O galo, a galinha e o pato
Chuá, chuá
E a família de Noé
Chuá, chuá, chuá
Chuá, chuá, chuá
Chuá, chuá, chuá


MARIA EDUARDA – Se somente eu acreditar em Deus, Ele pode salvar a minha família, como salvou a de Noé?
BÍBLIA – Claro! Hum... Aqui está escrita a história de outra família que também foi salva dos problemas e Deus usou um homem muito especial, mas cheio de defeitos.
CRIANÇAS– Conta logo, que família foi essa?
BÍBLIA – Muito bem, está aqui. É a história de Moisés.

MÚSICA 03 - Quem Era o Menininho?



ENTRA A MÃE COM UM BEBÊ NO COLO E FICA NINANDO ELE
ENTRA A  FAMÍLIA TODA

  
Vocês vão conhecer um menininho (unhé!)
Nasceu e era bem pequenininho (ai que fofinho, gente!)
Mas ninguém sabia que ele era o escolhido
Pra tirar todos seus amigos do Egito




Quem era o menininho (quem?)
Era Moisés!
Quem era o menininho?
Era Moisés! (isso mesmo!)
Aquele menininho era Moisés
E foi um campeão,
Que Deus levantou
Para a grande nação.
E o preparou para os guiar até Canaã
O bebê escondido dentro de um cestinho (ai, que lindo!)
Desceu pelas correntezas do Rio Nilo (chuá)
Quem o encontrou foi a filha de Faraó
Que o levou pra criar junto com seu filho (uau!)
(A MÃE E A IRMÃ COLOCAM O BEBÊ NO CESTINHO E COLOCAM NO RIO A PRINCESA ENCONTRA E PEGA O BEBÊ)


ENTRA MÓISÉS COM UM CAJADO E ARÃO SEU IRMÃO
TOCA O CAJADO NO CHÃO E OS MAR ABRE (ALUNOS SE AFASTAM)

Aquele bebezinho era Moisés,
Aquele menininho era Moisés.
Cresceu e ficou homem
E foi Moisés um grande campeão
Que Deus levantou para a grande nação
E o preparou para os guiar...
Fez abrir o mar, para Israel passar
E cada amigo seu fez atravessar...
Quero ser como Moisés, um grande campeão!
Quero ser como Moisés, forte e sabidão!
Quero ser como Moisés e obedecer as Leis!
Quero ser como Moisés, amigo de Deus!
Aquele bebezinho era Moisés,
Aquele menininho era Moisés.
Cresceu e ficou homem
E foi Moisés um grande campeão.
Fez abrir o mar para Israel passar
E cada amigo seu fez atravessar...
Lálálálálá

CORAL
Faraó perdeu, desobedeceu a Deus!
Faraó perdeu, e não era sabichão! Não! Não!
Faraó perdeu, não ouviu a voz de Deus!
Faraó perdeu, e não é meu amigo não!!!!
---------------------------------------------------------------------------------


MÚSICA 04 – Louvor de Miriã – SÓ DANÇA DAS MENINAS 


MARIA EDUARDA – Isso quer dizer que, com a ajuda de Deus, eu posso enfrentar o problema e ser um instrumento pra salvar minha família?
BÍBLIA – Sim! Você pode!
ALICE – Que demais! Essas histórias são inspiradoras! Conta mais?
BÍBLIA – Tudo bem, aqui tem uma linda história de amor.
MARIA EDUARDA – História de amor? Em que isso vai me ajudar?
BÍBLIA – A história dos seus pais não começou como uma história de amor? Creio que sim!
MARIA EDUARDA – É, já ouvi minha mãe contar sobre isso.
BÍBLIA – Então, uma história de amor, com aliança feita em Deus, não pode ser desfeita e ainda se torna benção para outras histórias. Vou contar pra vocês a história de Rute e Noemi.
Em Israel estava acontecendo um período de muita fome e tinha uma família: o pai Elimeleque, a mãe Noemi e os filhos, que decidiram ir embora para fugir da crise. Eles foram para Moabe e lá, os filhos se casaram com Rute e Orfa. Algum tempo depois uma nova crise afetou aquela família: os homens morreram, pai e filhos. Noemi, a mãe decidiu voltar para sua terra natal e disse que suas noras deveriam ficar com seus pais. Porém, Rute não aceitou deixar sua sogra sozinha e foi embora junto com ela. Deus foi muito bom com elas. Durante o período da colheita, sem ter o que comer, Rute ouviu a voz de sua sogra e foi ao campo de um homem chamado Boaz, parente de Elimeleque e todos grãos que caíssem ela deveria pegar. Rute foi obediente à sua sogra e Boaz gostou muito dela por ver o carinho e cuidado com Noemi. Por causa disso, Boaz se casou com Rute. De Rute e Boaz nasceu a descendência de Davi e de Jesus!

MÚSICA 05 - Rute - Uma Mulher de Aliança - apresentação de balé


MÚSICA 06 – Há Alegria / Roni Roni – só dança das meninas 

MARIA EDUARDA – (CHORANDO) Realmente é uma história linda! E a história dos meus pais também foi linda, eles superaram muitos obstáculos para ficarem juntos. Agora eu sei que Deus está a favor da minha família e eu vou lutar por ela.
(AS AMIGAS SE ABRAÇAM)
BÍBLIA – (APLAUDE) Espera ai! Não acabou, não! Tem uma história que marcou a história da humanidade: a história de JESUS!!!
ANA CLARA – Essa é a melhor história de todas!
BÍBLIA – É uma história de amor, milagre e fé.

- MÚSICA 07 - Amor do Nosso Deus

  

SOLO

MARIA EDUARDA – Eu tenho certeza que Deus está cuidando da minha família e vai mudar essa história triste.
BÍBLIA – Sim! Basta você acreditar e confiar que Ele já está cuidando de tudo. Quando você tiver dúvida, leia aqui no seu livro amigo, que vai sempre encontrar respostas de fé, consolo, ajuda, amor e perdão.
MARIA EDUARDA – Nunca vou esquecer de você! (abraça o livro). Obrigado meu amigo, você me apresentou uma palavra de esperança!
ALICE – Mas eu aprendi muito mais, agora. E estou muito feliz!
ANA CLARA - Por isso devemos cantar e celebrar o nome de Deus, porque Ele é grande e tem um plano lindo para nós e para a nossa família!

MÚSICA 08- Deus Grandão 


Nenhum comentário:

Postar um comentário